Como criar um Moodboard

19:27 Hele 0 Comments


Este moodboard eu fiz no website Polyvore, mas existem outros sites para isto. No pinterest meu moodboard ficou assim.

A tradução para o português fica "prancha de temperamento" ou "painel semântico" mas eu prefiro moodboard que literalmente significa painel de temperamento ou de humor. Muito utilizado por artistas visuais, estilistas e qualquer outro departamento de criação. O moodboard nada mais é que uma colagem com fotos, objetos, textos etc,  que pode ser tanto feito digitalmente como manualmente. A diferença é que a colagem é criada a partir de uma composição artística e o moodboard é realizado com uma intenção e um sentido para organizar visualmente ideias e inspirações. Neste acima reuni imagens que representam o estilo minimalista. Christina Aguilera utiliza o moodboard para planejar seus álbuns. Stephen Webster, foi inspirado pelo mood  de Christina Aguilera e criou sua linha de jóias a partir dele. Neste exemplo, vemos que o moodboard não está limitado a Designers e até psicólogos podem utilizar esta técnica para manifestar fluxos de pensamentos. É uma técnica ótima para desenvolver conceitos, ideias e inspirações. O ideal é que todo o processo de criação seja aproveitado, a criação deve ser sobretudo divertida. O moodboard não demanda um compromisso uma aparência final visualmente bonita mas sim de deixar a pessoa centrada no processo de criação e envolvida com todos cenários possíveis. Independente do objetivo, o moodboard valoriza o processo, os meios e não o fim.
.

1. Identifique o uso do moodboard.
 Exemplos: Planos pra futuro como comprar um carro e lugares que deseja viajar por exemplo (visionboard); Redecorar o seu quarto; Seu look de ano novo; Amostras de tecidos ou estampas;Todas as tonalidades de uma cor; Um projeto mais sério de um website; Um scrapbook  ou qualquer coisa que venha a sua cabeça.
2. Decida se será uma criação online ou manual. 
Existem diversos softwares de edição de imagens como o photoshop por exemplo. Pode também ser feito online como o sampleboard, o pinterest ou mesmo o polyvore que eu utilizei acima.
3. Junte Materiais.
Se online, busque por fotos online ou digitalize se manualmente pegue recorte de jornais ou revista e decida se será magnético ou quadro de cortiça, pode ser feito em cartolina também.
4. Monte o template.
Com as fotos prontas, monte o template do moodboard. Exemplo:

4. Finalize! 

Outras inspirações:







You Might Also Like

0 comentários: